Plano de aula para ensinar as vogais para Educação Infantil alinhado à BNCC - Atividades para ensinar as letras do alfabeto para crianças pequenas

tag modelo plano de aula para ensinar as letras

Oi, oi queridona! Espero que esteja tudo bem por ai.

O vídeo de hoje "nasceu" graças a MUITAS de vocês que me enviam mensagens pedindo dicas e ideias para ensinar as letras para as crianças da educação infantil
Como recusar esse pedido?

Neste vídeo eu quero compartilhar com vocês um modelo de plano de aula para ser usado no dia do lançamento do conteúdo. Mas você também pode usar para uma revisão. 

Se você está perdida na hora de organizar o momento de lançamento e não sabe por onde começar, hoje eu quero compartilhar com vocês algo que fui apresentada ao longo desses anos trabalhando com os pequenos. Se chama: "ETAPAS DE LANÇAMENTO"

Materiais e recursos utilizados para fazer as atividades.

Materiais e recursos utilizados para fazer o modelo de plano de aula para 
lançamento de vogais (ou outras letras do alfabeto).


Deixa eu contar para vocês um pouco da minha história:

Assim que comecei a dar aula para crianças, eu era MUITO "mecânica". Lúdico? Nunca nem vi! E os dias de lançamento eram aterrorizantes, porque: eu falava, explicava, levava atividades, cantava uma ou duas musiquinhas e ao final parecia que eu estava falando inglês. Quando aquela semana chegava ao fim, às crianças até pegavam um pouco do conteúdo, mas era um trabalho "custoso". E eu ficava com aquela sensação "algo de errado não está certo...".

Os anos foram passando e com isso vem o amadurecimento na arte de dar aula (considero arte!). O lúdico invadiu minhas aulas! Comecei a usar mais: brincadeiras, jogos, músicas, recursos e etc. 
Também comecei a trabalhar em outra escola e neste local fui apresentada às "etapas de lançamento". A instituição criou um padrão para os lançamentos dos conteúdos, que sinceramente faz diferença (positivamente, claro). 
Eu vejo como uma emersão no conteúdo que está sendo apresentando para a criança. Maaaaas para que isso aconteça você tem que estar organizada, com as etapas organizadas em seu planejamento e dentro da sua rotina, com os materiais organizados, com atividade adequadas e com o ambiente preparado (ah! foi nessa escola que aprendi a ser organizada haha).

No vídeo de hoje eu vou compartilhar a minha versão (aquilo que aprendi com algumas adaptações)

da etapas de lançamento em um plano de aula alinhado à BNCC com o tema vogal E. Ah! Não se prenda ao tema e sim ao MODELO. Você pode adaptar para usar com todas as letras do alfabeto!!! (PLANO DE AULA DE MILHÕES QUE FALA NÉ? HAHA)

 



"Caixa Criativa" - Recursos pedagógico para ensinar as letras de forma lúdica!

Anotações: 

  • Etapa 1 - Lançamento com 4 fases.
  • Etapa 2 - Desafio - Brincadeira
  • Etapa 3 - Movimentação da letra - Coordenação motora ampla
  • Etapa 4 - Lista de nomes iniciados com a letra
  • Etapa 5 - Movimentação da letra - Coordenação motora fina
  • Etapa 6 - Brincadeira no parque com a letra 
  • Etapa 7 - Oficina de lembrancinha com a letra 

Para saber os desdobramento das atividades, explicações com mais detalhes, dicas e muito mais, assista ao vídeo completo aqui embaixo:


Campos de experiências de acordo com à BNCC:

  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
  • TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS


Lista de materiais:

  • Caixa de papelão
  • Cola quente
  • E.V.A's
  • Papéis coloridos
  • Cola branca
  • Tesoura
  • Canetinhas
  • Papelão
  • Rolinho de papel higiênico
  • Fita Crepe
  • Papel pardo

Aprenda a fazer a "letra concreta" :

Veja como fazer sua própria letra móvel super fácil usando materiais que com certeza você deve ter por ai na sua sala de aula ou lá no quartinho da bagunça da profe!


Materiais: Molde da letra, papelão, tesoura, cola quente e e.v.a


1 - Faça o seu molde com a letra que você quer fazer:
 

2 - Multiplique esse molde de acordo com o tamanho e a espessura que você deseja que a sua letra tenha:

3 - Eu por exemplo, fiz 4 camadas com papelão. Depois juntei tudo com cola quente e encapei com e.v.a colorido:
  

Não tem mistério!

Espero que seja útil para sua prática! 

Não esqueça: essas são sugestões. Faça adaptações para usar em seu planejamento de acordo com sua realidade. Organize dentro da sua rotina da melhor forma para você e seus alunos. 


Apoie o meu trabalho nas redes sociais:



Me despeço por aqui e até a próxima!
Fique com DEUS.
❤Com carinho, Thai Professora Colorida❤

"É pela fé que entendemos que o Universo foi criado pela palavra de 
Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê." Hebreus 11:3


 

Comentários

  1. Amando seu conteúdo parabéns pelo lindo trabalho

    ResponderExcluir
  2. Que linda sua atitude, compartilhar tanto conhecimento e aprendizagem!! Que Jeová Deus te abençoe muitíssimo!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário