Projeto Identidade Para Educação Infantil - Planejamento Semanal Identidade Educação Infantil - Atividades Identidade Educação Infantil

 Vamos falar sobre identidade na educação infantil

Este é um tema que particularmente adoro desenvolver no começo do ano com as minhas turmas, pois é ideal para conhecermos melhor essas crianças que acabaram de chegar e saber mais um pouco das suas particularidades. Também é uma ótima oportunidade de nos aproximarmos dos seus familiares.


"O QUE TRABALHAR COM AS CRIANÇAS?" 

Quando falamos de IDENTIDADE na educação infantil, com certeza abrimos um baú de história e conteúdos; além de falarmos da criança e sua história ("quem sou eu" e família), este tema também nos permite falar sobre:
nome próprio, corpo humano, cuidados com o seu corpo, hábitos de higiene, alimentação, "minha escola", "minha casa-moradia", observação do tempo e MUITO MAIS.


"QUAIS ATIVIDADES FAZER COM AS CRIANÇAS?"

Com certeza será um projeto brincante; com muita animação, vivências, explorando objetos, materiais e ambientes, contando histórias, dançando, recordando, compartilhando, tocando, sentindo, vendo, registrando, investigando, dramatizando e etc. 


"QUAL OBJETIVO DE TRABALHAR IDENTIDADE COM AS CRIANÇAS?"

Todos essas caminhos que eu acabei de citar devem nos levar ao: desenvolvimento da AUTONOMIA, AUTOCONFIANÇA E AUTOESTIMA das crianças.

O projeto identidade ira começar a apresentar aos nossos alunos quem eles são INTERNAMENTE e EXTERNAMENTE até este período da preciosa vida deles.


Converse com as crianças

"Dentro do seu corpinho existe um esqueleto formado por ossos fortes que o ajudam a ficar de pé..."
"Você é especial e muito amado por seus pais, avós, tias..."
"Seu corpinho é tão incrível que precisa ser cuidado; o mantendo limpo, comendo bons alimentos e o movimentando."
"Nossos olhos servem para ver... Nossa língua nos ajuda a sentir os sabores...Nossas mãos e pele nos permitem sentir diferentes texturas e sensações como o ventinho das árvores...Nossos ouvidos nos permitem ouvir a nossa música preferida e também a voz da profe dizendo que AMA MUITO CADA UM DE VOCÊS."

Já assistiu ao meu vídeo com um mega PLANEJAMENTO SEMANAL SOBRE IDENTIDADE PARA TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ALINHADO À BNCC? 

Veja aqui:


imagem ilustrativa com apresentações do arquivo do planejamento identidade


 O arquivo em PDF contém um PLANEJAMENTO SEMANAL COM O TEMA IDENTIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL:

- Objetivos gerais
- Campos de experiências alinhados a BNCC
- Sugestões de músicas para chamadinha com o nome da criança
- Atividades e os seus desdobramentos
- Atividades para aulas presenciais e adaptações para aulas remotas
- Imagens ilustrativas com as atividades e materiais;
- Dicas de ouro da Professora Colorida
- Sugestões para registro da atividade
- Histórias
- Músicas
- Brincadeiras 
- Atividades para o desenvolvimento da coordenação motora fina
- Atividades para o desenvolvimento da coordenação motora grossa
- Atividades para o desenvolvimento e ampliação do vocabulário 
e etc.

Uma observação importante: Profe querida do meu coração, lembre-se que os planejamentos não funcionam como "copia e cola". Pegue essas ideias e encaixe na sua realidade, de acordo com aos seus horários, seus alunos, ao espaço que sua escola tem disponível e aos materiais que você tem em mãos. ❤


baixe aqui o planejamento apontando para baixo


Me despeço por aqui, fique com Deus e ABRAÇOS COLORIDOS!
❤Com carinho, Thai Professora Colorida❤


VEJA TAMBÉM: CHAMADINHA COM MÚSICAS E ATIVIDADES PARA TRABALHAR O NOME PRÓPRIO.





 

Comentários

  1. SANDRA SOUZA BISPO DOS SANTOS20 de maio de 2022 às 19:22

    Amei esse Projeto,parabéns !

    ResponderExcluir
  2. eu quero anadelianicolau@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Amei as propostas! Eu quero. email: tatianialine@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Estou encantada! Eu quero!
    katia.educa2020@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Eu quero receber esse material
    magnameneses@yahoo.com

    ResponderExcluir
  6. Eu quero mirianjess@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS PROFESSORA, AMO SUAS SUGESTÕES!!

    ResponderExcluir
  8. Eu quero ednairestagiaria2018@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Eu quero, gostei bastante do conteúdo
    laneloira81@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Eu quero, gostei muito dos conteúdos.lainemaga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Eu quero. mariaaparecidaramos@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Maravilhoso! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  13. marcinhapaz2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Que projeto maravilhoso, obrigada por compartilha-lo conosco.

    ResponderExcluir
  15. Projeto maravilhoso ❤️
    Parabéns 👏👏
    lucinalva.meira09@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Do jeito que estava pensando, parabéns, muito bom. Eu quero
    cristianaluz10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Amei seu planejamento! Eu quero.
    andreiafmonica@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Eu quero
    ribeirohelly5@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Estou encantada com seus planejamentos, você pode me enviar por favor? margamasc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. franlopesfarias34@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Eu quero!
    emilenecristina8@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Amei o projeto identidade. merygregorio7@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. alini.lopes@live.com
    Eu quero 😊

    ResponderExcluir
  24. Eu quero, email : domeniquefelipe44@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Eu quero
    miriancristian.lima@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Thai, querida! Já tenho o maior carinho e gratidão por você! Agradeço muito sua GENEROSIDADE por compartilhar essas dicas valiosas de uma maneira tão dedicada, cuidadosa, detalhada, primorosa e ao mesmo tempo simples e direta. Sua didática é genial!!! Imagino como seus pequenos alunos se beneficiam desta grande habilidade que você tem em se comunicar para prover uma ótima compreensão. Descobri você há pouco tempo, pois depois de muitos anos no Ens. Fundamental, eu voltei para a Ed. Infantil de SP. Estou perdida/desatualizada/postura muito séria precisando de atualizar o estudo/conhecimento da Ed. Infantil e também precisando de muitas doses de ludicidade, criatividade e ânimo para prover uma educação com momentos alegres e significativos para os meus pequenos. Pesquisando vídeos sobre Ed. Infantil, tive a feliz oportunidade de te encontrar no YouTube. Tenho certeza que vou aprender e reaprender muito com o seu primoroso trabalho, que vou acompanhar e dar "jóinha" sempre. Obrigada, Thai e que Deus continue a abençoando e iluminando sua genialidade grandemente!!! Gratidão!

    ResponderExcluir
  27. Consegui imprimir o projeto completo aqui por seu blog mesmo. Mais uma vez, obrigada!!!

    ResponderExcluir
  28. Amo seus vídeos. lucineiadinizoliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Amei o conteúdo. muito obrigada.

    ResponderExcluir
  30. flaiiamenez0@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Eu quero o planejamento
    limajaqueline286@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Adorei a sua ideias muito obrigada por compartilhar, gostaria do planejamento se voce poder compartilhar anaccotrim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Parabéns alessandrav.braga@gmail.com.braga@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Eu quero o planejamento! Gratidão.

    crismari23santos@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Seus vídeos está me ajudando muito ❤️

    ResponderExcluir
  36. Eu quero
    silvaniabernardesdeoliveirahom@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Parabéns linda! Você é incrível

    ResponderExcluir
  38. marlicarvalhoandrade@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário