Como ensinar sobre o verdadeiro sentindo da Páscoa para crianças ? Devocional de Páscoa para criança e família

titulo o verdadeiro sentindo da páscoa para crianças

Oba! Fico feliz que você tenha se interessado e queira por em prática. Eu não estava planejamento fazer este material, se assim fosse, eu já teria postado, pois está super em cima da hora não é mesmo? Na terça-feira o Senhor me deu este material, passeio ontem e hoje em uma imersão na Bíblia para poder tirar tudo o que era da vontade dEle. 

Vamos para as proposta!

Diferente das sugestões que trago,  HOJE pensei em algo voltado 100% para famílias. 

Vamos fazer uma Páscoa em família? Sem atividades impressas e com mais vivências na prática! 

texto explicando o porque de ensinar o verdadeiro significado da pascoa para as crianças - proverbio 22:6


Mas antes de começarmos, é importante ressaltar algumas coisas:

1 - A intenção não é sobrecarregar as crianças

Queremos que ela conheça e ame a Jesus Cristo e não que ache que ele é um chato. Por isso propus momentos que podem levar de 20 até 30 minutos. Mas se você sentir que a criança deseja mais, aproveite! 


2 - Crie uma rotina

"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Apocalipse 3:20) 

Veja como Deus é querido e educado, Ele não nos obriga a ter um relacionamento com Ele. Em outras palavras Ele está nos dizendo o seguinte: "Ei, estou aqui filho. Me deixe entrar? Trouxe um lanchinho pra gente conversar."

Combine com a criança que em tal momento do dia vocês vão desfrutar dessas atividades (explique o motivo). E em alguns minutos antes avise: "Filho faltam 10 minutos para começarmos o nosso momento com Cristo, lembra? Vamos começar a guardar os brinquedos?".


3 - A ideia é que seja um momento em família, com todos da casa; Deus é família!

Desde o Antigo Testamento Deus promove festas, encontros e momentos para desfrute e comunhão da família com alegria, música, dança e comida.

"Todos devem festejar alegremente; vocês, os seus filhos e as suas filhas (...) Festejem durante sete dias em honra do SENHOR, nosso Deus (...) Fiquem contentes e alegres, pois o SENHOR lhes dará boas colheitas e abençoará tudo o que vocês fizerem." (Deuteronômio 16.14-15)


4 - Seja criativo e use uma linguagem adequada

É importante usar uma linguagem e recursos (principalmente visuais) para a criança poder compreender com mais facilidade.

"Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não as esquecerem; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões." (Deuteronômio 6. 6-9) 

Ou seja: Ensine a Palavra de Deus com criatividade (e exemplo).


5 - A história de Jesus Cristo é linda, mas envolve momentos de tristeza também

Às vezes mesmo você usando materiais para o público infantil, pode haver momentos na história em que toque em assuntos delicados, como por exemplo: dor, tristeza e a própria morte do Senhor Jesus Cristo. Permita que a criança sinta esses sentimentos; e se a criança chorar, não entre em desespero. Deixe ela sentir esses sentimentos, pergunte o que ela está sentindo; dê nome aos sentimentos, de um abraço de acolhimento, se preciso pause a história e beba uma água para poder voltar e concluir. 

Mostre para a criança que Jesus Cristo é o príncipe dos Reinos dos Céus. E que em obediência ao seu Pai e por amor a nós ele teve que viver isso. Graças a isso, um dia  teremos o direito de viver neste Reino com ele e com o nosso Pai que é o Rei dos Céus, Deus.  

Então também somos príncipes e princesas, não é?!

(Em João 14. 1-6 fala sobre esse assunto de uma forma bem simples e fácil de compreender. Mas você também encontrará em: Marcos 14.22-25 / Mateus 26.26-29/Lucas 22. 14-20)


6 - Como falar sobre histórias bíblicas com as crianças?

Tenha uma Bíblia infantil e histórias bíblicas em mãos. Caso você não tenha esses materiais disponíveis neste momento, procure por histórias gratuitas na internet ou por vídeos no YouTube. 

Deixarei algumas sugestões de conteúdos para vocês.

Não esqueça: Use sua criatividade! 

Imprima os personagens bíblicos ou desenhe. Quem sabe uma caracterização para UMA encenação em família?


7 - Momento de oração e adoração

Sempre ao final das atividades propostas faça um momento de oração, agradecimento e terminem ouvindo um louvor infantil ou outro de sua preferência. Mas que seja um louvor animado para que vocês possam dançar, cantar, pular e se divertir em família para honra e glória do Senhor. 




Será uma experiência linda para sua criança (s) e família.

devocional para família


Primeiro dia, quinta-feira - Onde tudo começou:

Conte a história da criação do mundo e a queda (primeiro pecado) para criança; é necessário para que ela possa compreender de onde Jesus Cristo veio e qual sua missão na terra.

Sugestões caso você não tenha uma Bíblia infantil:

Vídeos:

Bíblia para Crianças - No Princípio - A Criação do Mundo História Infantil - 

https://youtu.be/TmdU-lTsM3w


A Bíblia: Episódio 2 - O Primeiro Pecado (Adão e Eva) - A queda

https://youtu.be/g51BRbtj9F0


Leitura: 

1. A Criação - https://www.bibliaon.com/historias_biblicas_infantil/

No mesmo site, role para baixo  vá para a segunda história "2. A Queda do homem"

(Neste site tem mais outras histórias que podem ser lidas outros dias)


Sugestão para os adultos: Momento de leitura bíblica - Leia ao longo desta semana o Evangelho de João.

"Ó SENHOR, tu tens feito tantas coisas e foi com sabedoria que as fizeste. A terra está cheia das tuas criaturas." Salmo 104:24


Segundo dia, sexta-feira - A história de Jesus Cristo

Para esse dia apresente a história de Jesus Cristo o Salvador do mundo, do seu nascimento a sua ascensão.

Sugestões caso você não tenha uma Bíblia infantil:

Vídeos

Histórias da Bíblia - O nascimento de Jesus https://youtu.be/HTS59AC1rjA


História bíblica sobre JESUS e a PÁSCOA | O SACRIFÍCIO DE JESUS \ O verdadeiro sentido da Páscoa - https://youtu.be/sO2QuUCQUB0


A HISTÓRIA DA PÁSCOA INFANTIL - https://youtu.be/RMqH_9QaYNs


Leitura - Neste site https://www.bibliaon.com/historias_biblicas_infantil/


Leia as histórias "5. Um anjo traz boas notícias" e "6. O Nascimento de Jesus"


Para crianças maiores

Aproveite esse momento para levá-la a refletir sobre as suas atitudes. Converse com a criança e pergunte "será que tem algo que você gostaria de deixar na cruz de Jesus Cristo?" (mentira, ciúmes, raiva, falta de respeito, palavrões, inveja, preguiça, bagunça e etc). Deixa a criança refletir, ajude, mas não fale por ela.

Lembrando, essa é uma atividade para toda a família. 

Vocês podem se imaginar aos pés da cruz de Cristo ou podem fazer de fato uma cruz com materiais recicláveis e escrever os pecados que vocês gostariam de entregar na cruz do Senhor. 

Para esse dia é bem importante vocês orarem junto ao final. Colocar um louvor infantil animado, dançar, cantar, se abraçar... Digam o quanto Deus e vocês amam a sua criança(s). Libere palavras de afirmação para a criança (s) em nome de Jesus Cristo. 

Sugestão de música:  Quem é Jesus | DVD Quem é Jesus? | Crianças Diante do Trono https://youtu.be/b9d1WUkcb6U

"Tu (Deus) me mostra o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre." Salmo 16:11


 Terceiro dia, sábado - Vamos falar sobre o ato de servir

Vídeo: Uma Ceia Especial - Episódio 10 - https://youtu.be/0SgN9BWaj0o

Leia também o texto na bíblia da criança.

Jesus deixou a sua forma gloriosa nos céus para servir o povo aqui na terra com os seus ensinamentos sobre o Reino, sobre a verdade de Deus, para amar, curar e libertar. 

Com os seus discípulos Jesus Cristo foi além, mesmo sendo o Filho de Deus e Mestre, ele pôs-se a lavar os pés de cada um deles. Uau! Jesus colocou-se em posição de servo. Quantos estariam dispostos a fazer isso? Nem mesmo os discípulos tiveram essa iniciativa (entenda em João 13. 3-17).

A sugestão é que você também faça o que Jesus fez; lave os pés da sua criança(s). 

Use esse momento para orar pela vida dela liberando palavras de benção, proteção, saúde e paz Divina, vindas do Criador. 

(Pai e mãe, vocês são as maiores autoridades espirituais aqui em terra na vida do seu filho(s).Coloque a mão na cabeça da sua criança e ore todos os dias por ela.)


Agora proponha uma atividade em que a criança também possa servir outras pessoas, como por exemplo:

- Ajudar em casa em tarefas domésticas

- Ajudar uma pessoa na rua

- Ajudar um idoso

- Ajudar um amigo

- Ligar para alguém (tem sempre alguém da família ou conhecido que adora falar ao telefone)

- Fazer um elogio

- Fazer algum trabalho manual para presentear pessoas queridas ou desconhecidos  

- Serviços de doações e etc.

(Essas atitudes devem ser valorizadas diariamente)


Neste dia também vamos começar a preparar os ovos para uma caça aos ovos raiz. 

(O ovo é um símbolo da vida e renascimento) 

Sugestão de vídeo para inspiração (mas com certeza deve ter várias outras ideia, pesquise no próprio Youtube) - https://youtu.be/99hhl7xp1N0


"Como um pai trata com bondade os seus filhos, assim o SENHOR é bondoso para aqueles que o temem." Salmo 103:13


Quarto dia, domingo - E ele VIVE!

Caça aos ovos - Domingo de manhã prepare a caça aos ovos divertida com os ovinhos que a família fez no dia anterior. Seja criativo, faça pistas pela casa! (E na hora do almoço os ovinhos podem virar lanche kk)


Polêmica! É proibido chocolate? 

Não creio nisso. Sempre que tenho dúvidas me pergunto: "O que Jesus faria?"

Jesus sempre se reunia para desfrutar de boas refeições, seja com seus discípulos, com seus amigos, com o povo e até com os fariseus, enfim... Será que depois dessas refeições, se lhe oferecessem um chocolatinho ele não iria aceitar?

O problema do chocolate inicia quando o nome de Jesus e o significado da Páscoa são esquecidos e os ovos e coelhos ganham o destaque. 


No domingo Jesus Cristo ressuscitou e encontrou-se com seus apóstolos. Juntos fizeram uma refeição e ele os deu a missão de espalhar o evangelho, Jesus falou: "vão à todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores" Mateus 28: 19 (leia também Lucas 24. 44-47). - Isso serve para todos que creem em Cristo.

Agora você tem um mini discípulo em sua casa, incentive para que a criança conte aos familiares o que ela aprendeu sobre a vida de Jesus Cristo nesses dias. Caso vocês vivam distantes dos familiares grave um vídeo. Ou deixe que a criança escolha alguém da família (ou conhecido) para ligar e contar o que ela aprendeu sobre a vinda do Filho de Deus. 

Façam uma oração em família, cantem um louvor, dancem e brinquem. Não esqueça: Deus quer famílias felizes! 

Para finalizar o domingo; Jesus Cristo ama os pequeninos e as crianças precisam saber disso. Recomendo este episódio da série The Chosen "Episódio 3 - Jesus ama os pequeninos", onde Jesus interage com as crianças os ensinando com toda paciência e sua doçura.

The Chosen é uma série que conta sobre a vida de Jesus de uma forma muito especial, é diferenciada e linda! Com certeza vai fazer você se divertir, se emocionar e chorar em alguns episódios. 

(Nem todos os episódios eu recomendo para crianças)

Para assistir a série basta baixar o aplicativo em seu celular, é gratuito. Vou deixar um link explicativo aqui embaixo.

https://watch.angelstudios.com/thechosen/watch


"Que o nome do SENHOR seja louvado agora e sempre! Desde o nascer até o por do sol, que o nome do SENHOR seja louvado! O SENHOR governa todas as nações; a sua glória está acima dos céus. Não há ninguém como o SENHOR , nosso Deus, que tem seu trono nas alturas, mas se inclina para ver o que há no céu e na terra."

 Salmo 113. 2-6


Apoie o meu trabalho nas redes sociais:
Instagram: @ProfessoraColorida


Me despeço por aqui e até a próxima!
Fique com DEUS.
❤Com carinho, Thai Professora Colorida❤

Comentários