Dicas Para Professoras Iniciantes Educação Infantil - Creche / Mordidas, Choro, Conflitos e Famílias

 Se você é uma queridona e faz parte do time "recém formados em pedagogia", está

com o seu diploma em mãos porém mais confusa do que o meme do John Travolta ou a Nazaré fazendo as contas, esse vídeo foi feito especialmente para você minha nova professora de educação infantil. Seja bem-vinda! YHUL!


É muita coisa para aprender em meio aos babados e confusão de uma rotina da sala de aula, seja em uma creche ou em escolas de educação infantil, eu sei. São crianças chorando e você aprendendo a lidar com o choro. É criança se jogando no chão e você se perguntando "como lidar com a birra infantil?". É criança mordendo e você pesquisando "o que fazer com mordidas na educação infantil?". É família de aluno gente boa demais e as vezes algumas pegando no seu pé e você não sabe o que fazer. Para completar o combo...Você ainda se sente confusa e não entende muito a BNCC. Fica perdida na hora de organizar o seu planejamento semanal ou o plano de aula alinhado à bncc.

Não se assuste com tantas informações. Os sufocos vão aparecer, mas vai ser uma super experiência. Permita-se viver! Você já está sendo uma professora diferente só por estar aqui neste vídeo, parabéns! Neste canal me propus em ajudar você e tantas outras professoras que acabaram de cair dentro de uma sala de aula da educação infantil ou creche e estão perdidas. Aqui você pode aprender a fazer o seu planejamento para educação infantil alinhados à bncc e a organizar a rotina de turmas da educação infantil. Você sabe fazer o momento da rodinha (ou acolhida)? Tem um vídeo só sobre isso aqui no canal. Aprenda músicas para cantar na chamadinha com os seus alunos e tenha acesso a materiais gratuitos. MUITO BOM, né?
Aproveite e faça parte do time das queridonas: INSCREVA-SE!



BRINDE PARA AS QUERIDONAS 

5 ATIVIDADES QUE NÃO PODEM FICAR DE FORA DO SEU PLANEJAMENTO TAG

5 ATIVIDADES QUE NÃO PODEM FICAR DE FORA DO SEU PLANEJAMENTO TAG2

Um exemplo: Dentro da CAIXA DOS SONS colocamos diversos bichinhos de pelúcia. Vamos cantar com as crianças a música do SEU LOBATO. Por meio desta proposta, além de cantarmos a música com as crianças também podemos pedir para elas:

  • Falar o nome dos animais que são apresentados;
  • Imitar o som dos animais;
  • Bater palmas, estalar a língua, estalar os dedos, etc;
  • Imitar os movimentos que os animais fazem, entre outros.

 

Um segundo exemplo seria: Trabalhando os meios de transportes. Dentro da caixa colocamos miniaturas dos meios de transportes e ao apresentar para as crianças podemos explorar:

  • Falar o nome dos meios de transporte;
  • Imitar o som que o meio de transporte faz;
  • Ouvir o som que o meio de transporte faz e identifica-lo (você pode usar o seu celular mesmo - antes de tirar o meio de transporte da caixa, coloque o som e deixe que as crianças se concentrem nele para que ela identifiquem);
  • Classificar as funções dos meios de transportes;
  • Falar o nome dos meios de transportes;
  • Classificar e relacionar;
  • Acompanhar ritmos diferentes; 
  • Cantar músicas que falem sobre os meios de transportastes;
  • Imitar os meios de transportes;

Entre outras...


5 ATIVIDADES QUE NÃO PODEM FICAR DE FORA DO SEU PLANEJAMENTO TAG3

5 ATIVIDADES QUE NÃO PODEM FICAR DE FORA DO SEU PLANEJAMENTO TAG4

5 ATIVIDADES QUE NÃO PODEM FICAR DE FORA DO SEU PLANEJAMENTO TAG5

5 ATIVIDADES QUE NÃO PODEM FICAR DE FORA DO SEU PLANEJAMENTO TAG6

  • É importante ressaltar que: Para algumas crianças pode ser um pouco pavoroso colocar a mão em texturas diferentes, como por exemplo a tinta guache. 

Quando isso ocorre faça uma adaptação da proposta, por exemplo: Você ofereceu uma atividade de pintura com o dedinho mas a criança sente-se incomodada, neste caso ofereça um pincel. Outro exemplo é você propôs uma atividade na caixa de areia e a criança oferece resistência para participar. De para a criança pazinhas ou colheres de areia para ela brincar sem precisar colocar as mãos em contato com a areia. Aos poucos a criança vai ganhando coragem e começará a explorar os materiais usando as mãos naturalmente.

  • É importante observar.

Se você notar que a resistência às texturas e materiais diferentes persiste, deve ser investigado se existe uma questão maior por trás. Porém no geral, este comportamento em turmas de crianças bem pequenas é bem comum. 

5 ATIVIDADES QUE NÃO PODEM FICAR DE FORA DO SEU PLANEJAMENTO TAG7

5 ATIVIDADES QUE NÃO PODEM FICAR DE FORA DO SEU PLANEJAMENTO TAG8

5 ATIVIDADES QUE NÃO PODEM FICAR DE FORA DO SEU PLANEJAMENTO TAG9

5 ATIVIDADES QUE NÃO PODEM FICAR DE FORA DO SEU PLANEJAMENTO TAG10

5 ATIVIDADES QUE NÃO PODEM FICAR DE FORA DO SEU PLANEJAMENTO TAG11

5 ATIVIDADES QUE NÃO PODEM FICAR DE FORA DO SEU PLANEJAMENTO TAG12



☛ Assista a Parte 1 do vídeo, clique aqui.



Apoie o meu trabalho nas redes sociais:
Instagram: @ProfessoraColorida


Me despeço por aqui e até a próxima!
Fique com DEUS.
❤Com carinho, Thai Professora Colorida❤






Comentários

Postar um comentário