Dicas Para Professoras Iniciantes Educação Infantil - Creche / Mordidas, Choro, Conflitos e Famílias
Se você é uma queridona e faz parte do time "recém formados em pedagogia", está
com o seu diploma em mãos porém mais confusa do que o meme do John Travolta ou a Nazaré fazendo as contas, esse vídeo foi feito especialmente para você minha nova professora de educação infantil. Seja bem-vinda! YHUL!
BRINDE PARA AS QUERIDONAS
Um exemplo: Dentro da CAIXA DOS SONS colocamos diversos bichinhos de pelúcia. Vamos cantar com as crianças a música do SEU LOBATO. Por meio desta proposta, além de cantarmos a música com as crianças também podemos pedir para elas:
- Falar o nome dos animais que são apresentados;
- Imitar o som dos animais;
- Bater palmas, estalar a língua, estalar os dedos, etc;
- Imitar os movimentos que os animais fazem, entre outros.
Um segundo exemplo seria: Trabalhando os meios de transportes. Dentro da caixa colocamos miniaturas dos meios de transportes e ao apresentar para as crianças podemos explorar:
- Falar o nome dos meios de transporte;
- Imitar o som que o meio de transporte faz;
- Ouvir o som que o meio de transporte faz e identifica-lo (você pode usar o seu celular mesmo - antes de tirar o meio de transporte da caixa, coloque o som e deixe que as crianças se concentrem nele para que ela identifiquem);
- Classificar as funções dos meios de transportes;
- Falar o nome dos meios de transportes;
- Classificar e relacionar;
- Acompanhar ritmos diferentes;
- Cantar músicas que falem sobre os meios de transportastes;
- Imitar os meios de transportes;
Entre outras...
- É importante ressaltar que: Para algumas crianças pode ser
um pouco pavoroso colocar a mão em texturas diferentes, como por exemplo a
tinta guache.
Quando isso ocorre faça uma adaptação da proposta, por exemplo: Você ofereceu uma atividade de pintura com o dedinho mas a criança sente-se incomodada, neste caso ofereça um pincel. Outro exemplo é você propôs uma atividade na caixa de areia e a criança oferece resistência para participar. De para a criança pazinhas ou colheres de areia para ela brincar sem precisar colocar as mãos em contato com a areia. Aos poucos a criança vai ganhando coragem e começará a explorar os materiais usando as mãos naturalmente.
- É importante observar.
Se você notar que a resistência às texturas e materiais diferentes persiste, deve ser investigado se existe uma questão maior por trás. Porém no geral, este comportamento em turmas de crianças bem pequenas é bem comum.
Você é maravilhosa!
ResponderExcluir