Sequência Didática Para Educação Infantil de Acordo com à BNCC - Plano de Aula Dia do Livro Infantil
Fala queridona, antes de qualquer coisa: JESUS VIVE!!! Dentro de mim e dentro de você. Glória a Deus!!!
Vamos bater aquele nosso papo pedagógico?
Esse é aquele lugar onde compartilho aquilo que me ajuda e facilita na minha organização, seja de sala de aula, ou no plano de aula, planejamento semanal, rotina, organização da sala e etc.
Hoje em especial vamos falar sobre sequência didática
Você sabe o que é? Sabe organizar um sequência didática no seu plano de aula? Sabe fazer sua sequência didática de acordo com à BNCC para turmas de Educação Infantil?
Neste vídeo vou falar disso e um pouco mais, vem ver!
Desafio LATA DA HISTÓRIA - Trabalhando o conhecimento das crianças em relação a literatura infantil, explorando diversas habilidades e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de acordo com à BNCC.
Cinco perguntas relacionadas ao livro "A Menina do Cabelo Roxo em... Quando uma história acorda":
- O que a Menina do Cabelo Roxo estava fazendo deitada sobre o seu tapete ?
R: Escrevendo um livro.
- Quem era o amigo sábio que estava tirando um cochilo sobre as revistas de ciências?
R: Visconde de Sabugosa
- Verdade ou mentira: A Menina do Cabelo Roxo disse que já escreveu um livro para o Papai Noel.
R: Mentira - Para mamãe, papai, vovó e sua professora.
- Quem ajudou A Menina do Cabelo Roxo a fazer as ILUSTRAÇÕES do seu livro?
R: O Principezinho
- Se você fosse A Menina do Cabelo Roxo, qual seria o tema do seu livro?
Cinco perguntas/desafios relacionados a outros personagens da literatura infantil:
- É verdade ou mentira: Quando o Pinóquio contava verdade o seu nariz crescia?
- JOGO DO QUAL É O PERSONAGEM: Desenhe o seu personagem preferido e seus amigos de turma terão que adivinhar.
- MÍMICA: Imite o seu personagem preferido e seus amigos de turma terão que adivinhar.
- Você conhece a música da Boneca de Pano mais famosa da literatura infantil brasileira? - Colocar a música da Emília para as crianças conhecerem e dançar.
- Qual personagem conseguiu chegar no castelo de um gigante no alto das nuvens?
R: JOÃO da história: "JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO"
Plano de Aula para Educação Infantil Dia do Livro Infantil -
Sequência didática de acordo com à BNCC
Tema central: DIA DO LIVRO INFANTIL
Subtema: Livro "A Menina do Cabelo Roxo em... Quando uma história Acorda"
Idade: Crianças pequenas 4 a 5 anos e 11 meses
Duração: Uma aula
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento: CONVIVER, BRINCAR, EXPLORAR, PARTICIPAR, EXPRESSAR E CONHECER-SE.
Primeiro momento (Introdução ao tema, pode ser feito no momento da rodinha) -
Leitura da história: "A Menina do Cabelo Roxo em... Quando uma história Acorda"
Segundo momento (Proposta lúdica para fixação do conteúdo) - Dinâmica da Lata da história
Terceiro momento (Linguagem oral e escrita) - Brincando com as letras; Relacionar a imagem com sua letra inicial, reconhecimento das letras do alfabeto, o som da letra, escrita das palavras, escrita espontânea da criança e etc.
Quarto momento (Produção) - Oficina do livro por meio de recorte e colagem e desenho com diversos tipos de materiais, como por exemplo: papéis de diferentes cores e texturas, giz de cera, canetinhas, lantejoulas, tecidos e etc.
PARA CARA: Atividade em família - Peça para as famílias enviarem uma foto (ou desenho) com o seu livro favorito. Lembrando: Essa foto tem um proposito, assista ao vídeo para entender.
Campos de experiências de acordo com à BNCC:
O EU, O OUTRO E NÓS -
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
CORPO GESTOS E MOVIMENTOS -
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto
de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como
dança, teatro e música.
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS -
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO -
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social
significativa.
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03EF09)
Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio
de escrita espontânea.
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
Modelos de textos para inspiração para enviar no bilhete da família:
"Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade de se tornar um adulto leitor." (Autor desconhecido)
"Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades. Se os adultos adoram ouvir uma boa história, um "bom causo", a criança é capaz de se interessar e gostar ainda mais, já que a sua capacidade de imaginar é mais intensa." (Autor desconhecido)
"A leitura da asas para a imaginação das crianças, aumenta a criatividade e possibilita que elas acreditem ainda mais nos sonhos que tiverem no futuro." (Autor desconhecido)
obrigada por compartilhar
ResponderExcluirAmei sua sugestão!
ResponderExcluirExcelente. Para uma professora iniciante, suas informações são de ouro, gratidão 😃
ResponderExcluirnão tem como fazer download?
ResponderExcluir