Sequência Didática Para Educação Infantil de Acordo com à BNCC - Plano de Aula Dia do Livro Infantil

 Fala queridona, antes de qualquer coisa: JESUS VIVE!!! Dentro de mim e dentro de você. Glória a Deus!!!


Vamos bater aquele nosso papo pedagógico?

Esse é aquele lugar onde compartilho aquilo que me ajuda e facilita na minha organização, seja de sala de aula, ou no plano de aula, planejamento semanal, rotina, organização da sala e etc.

Hoje em especial vamos falar sobre sequência didática

Você sabe o que é? Sabe organizar um sequência didática no seu plano de aula? Sabe fazer sua sequência didática de acordo com à BNCC para turmas de Educação Infantil?

Neste vídeo vou falar disso e um pouco mais, vem ver!



Desafio LATA DA HISTÓRIA - Trabalhando o conhecimento das crianças em relação a literatura infantil, explorando diversas habilidades e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de acordo com à BNCC.


Cinco perguntas relacionadas ao livro "A Menina do Cabelo Roxo em... Quando uma história acorda":

- O que a Menina do Cabelo Roxo estava fazendo deitada sobre o seu tapete ?
R: Escrevendo um livro.

- Quem era o amigo sábio que estava tirando um cochilo sobre as revistas de ciências? 
R: Visconde de Sabugosa

- Verdade ou mentira: A Menina do Cabelo Roxo disse que já escreveu um livro para o Papai Noel.
R: Mentira - Para mamãe, papai, vovó e sua professora.

- Quem ajudou A Menina do Cabelo Roxo a fazer as ILUSTRAÇÕES do seu livro?
R: O Principezinho

- Se você fosse A Menina do Cabelo Roxo, qual seria o tema do seu livro?

Cinco perguntas/desafios relacionados a outros personagens da literatura infantil:

- É verdade ou mentira: Quando o Pinóquio contava verdade o seu nariz crescia?

- JOGO DO QUAL É O PERSONAGEM: Desenhe o seu personagem preferido e seus amigos de turma terão que adivinhar.

- MÍMICA: Imite o seu personagem preferido e seus amigos de turma terão que adivinhar.

- Você conhece a música da Boneca de Pano mais famosa da literatura infantil brasileira? - Colocar a música da Emília para as crianças conhecerem e dançar.

- Qual personagem conseguiu chegar no castelo de um gigante no alto das nuvens? 
R: JOÃO da história: "JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO"


Plano de Aula para Educação Infantil Dia do Livro Infantil - 
Sequência didática de acordo com à BNCC

Tema central: DIA DO LIVRO INFANTIL
Subtema: Livro "A Menina do Cabelo Roxo em... Quando uma história Acorda"
Idade: Crianças pequenas 4 a 5 anos e 11 meses
Duração: Uma aula

Direitos de aprendizagem e desenvolvimento: CONVIVER, BRINCAR, EXPLORAR, PARTICIPAR, EXPRESSAR E CONHECER-SE.

Primeiro momento (Introdução ao tema, pode ser feito no momento da rodinha) - 
Leitura da história: "A Menina do Cabelo Roxo em... Quando uma história Acorda"

Segundo momento (Proposta lúdica para fixação do conteúdo) - Dinâmica da Lata da história

Terceiro momento  (Linguagem oral e escrita) - Brincando com as letras; Relacionar a imagem com sua letra inicial, reconhecimento das letras do alfabeto, o som da letra, escrita das palavras, escrita espontânea da criança e etc.

Quarto momento (Produção) - Oficina do livro por meio de recorte e colagem e desenho com diversos tipos de materiais, como por exemplo: papéis de diferentes cores e texturas, giz de cera, canetinhas, lantejoulas, tecidos e etc.

PARA CARA: Atividade em família - Peça para as famílias enviarem uma foto (ou desenho) com o seu livro favorito. Lembrando: Essa foto tem um proposito, assista ao vídeo para entender. 

Campos de experiências de acordo com à BNCC:

O EU, O OUTRO E NÓS -
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

CORPO GESTOS E MOVIMENTOS - 
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto
de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como
dança, teatro e música.

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS -
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO -
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social
significativa.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

(EI03EF09)
Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio
de escrita espontânea.

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.


Modelos de textos para inspiração para enviar no bilhete da família:


"Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade  de se tornar um adulto leitor." (Autor desconhecido)

"Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades. Se os adultos adoram ouvir uma boa história, um "bom causo", a criança é capaz de se interessar e gostar ainda mais, já que a sua capacidade de imaginar é mais intensa." (Autor desconhecido) 

"A leitura da asas para a imaginação das crianças, aumenta a criatividade e possibilita que elas acreditem ainda mais nos sonhos que tiverem no futuro." (Autor desconhecido)





Comentários

Postar um comentário