Como fazer o momento da rodinha na Educação Infantil? - Como fazer acolhida na Educação Infantil? - Músicas para rodinha

como fazer o momento da rodinha?


Esse é um post para as professoras recém formadas que estão caindo de paraquedas em sua primeira turma. Ou para você professora experiente que está buscando novidades para levar para o seu momento da rodinha ou acolhida.


DÚVIDA: Como é conhecido este momento ai na rua região? Eu sou do Rio de Janeiro, e por aqui sempre conheci como o "momento da rodinha".

O que é o momento da rodinha ou acolhida na Educação Infantil?

Resumidamente é o momento de em que a professora  (o) recebe seus alunos que estão chegando para a aula com alegria, animação, um carinho e até um colo para aqueles que estão chorando. Na minha visão é o ponta pé de partida para nosso dia começar com as crianças.


- O momento da rodinha acontece todos os dias?
- Em qual momento da rotina da turma devo fazer o momento a acolhida?
- Quanto tempo dura o momento da rodinha?
- Quais músicas cantar no momento da rodinha com meus alunos?
- O que é a janelinha do tempo?
- O que é o momento da chamadinha?
- Como fazer os "combinados" da turma?
- Como montar uma rotina para turmas de educação infantil?

Está com essas e outras dúvidas? 
Assista ao vídeo e vamos bater um papo bem legal 
sobre este momento de muita importância da rotina das crianças:





Eu contando história para meus alunos de quatro anos no momento da rodinha em sala de aula.


Eu no momento da rodinha com meus alunos de 2 e 3 anos. Neste dia fizemos uma rodinha ao ar livre.

Olha eu ai no momento da rodinha.... 

Na primeira foto estou com uma turma de Pré 1 (4-5 anos), estávamos dentro da sala de aula e no momento da foto eu contava a história das Vogais e Fonemas, pois estava relacionado com o conteúdo da semana. Na segunda foto estou com uma turma mista de Berçário 2 e Maternal 1. Depois de realizar as etapas da rodinha (descritas no vídeo) fizemos um momento de leitura.

"MINHA RODINHA É UMA BAGUNÇA!!!"

Acho legal compartilhar isso com também. Observe a diferença da organização das crianças: na primeira foto é uma rodinha mesmo, já na segunda.... o formato está meio estranho haha.

Recebo mensagens de professoras (principalmente Berçário e Maternal) desesperadas, porque suas crianças não sentam em roda. Se te acalma: FAZ PARTE. Tudo é questão de treino e tempo.

Veja se estou certa nos estágios da rodinha:

1 - A turma está perdida e não sabe o que é pra fazer;
2 - As crianças sentam espalhadas pela sala, algumas até ficam deitadas no chão (eu adoro!);
3 - As crianças querem ficar grudadas na professora;
4 - A rodinha começa a ganhar forma, mas tem sempre um fujão; 
5 - ELES APRENDERAM!!!

A PALAVRA PARA A PROFE QUERIDONA É PACIÊNCIA.




Outras informações: O nome da fonte que eu usei para fazer os cartazes é BUBBLEGUM, os cartazes são de cartolina e estão colados com fita crepe.

Apoie o meu trabalho nas redes sociais:
Instagram: @ProfessoraColorida


Me despeço por aqui e até a próxima!
Fique com DEUS.
❤Com carinho, Thai Professora Colorida❤

Comentários

  1. Excelente trabalho parabéns professora 👏 não consegui achar os moldes!

    ResponderExcluir

Postar um comentário